quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Abusado


O jornalista Caco Barcelos é conhecido de todo grande público por atuar no maior canal de televisão aberta do país, a TV Globo. Com 55 anos de idade e mais de 30 dedicados a profissão de jornalista, Caco tornou-se uma referência no meio da profissão como sendo um especialista em reportagens investigativas.
Seus dois livros de maior sucesso, Rota 66 e Abusado, tornaram-se leitura obrigatória para os estudantes e profissionais do ramo de Comunicação, por ser uma verdadeira aula de como se pratica o bom e velho jornalismo investigativo. Além disso, Barcelos foi contemplado com o prêmio Jabuti e Esso pelo livro-reportagem Rota 66.
Abusado: O dono do morro Santa Marta foi escrito ao longo de cinco anos por Barcelos e compreendeu entrevistas com moradores da favela, familiares de traficantes, policiais e até mesmo entrevistas com o personagem principal do livro, identificado sob o codinome Juliano VP, um famoso traficante do Rio de Janeiro. A partir destes relatos, a história de Juliano vai sendo contada desde o início de sua trajetória no tráfico, até se tornar um dos gerentes do morro Santa Marta.
Diversas passagens que ganharam destaque na mídia na época, como o seu envolvimento com um famoso cineasta brasileiro e também a visita de Michael Jackson no morro, para a gravação de um vídeo clipe, são retratadas no livro. Além disso, a realidade das favelas e as condições sub-humanas a que estão expostas os moradores desses locais são escritos com uma crueza e veracidade que chega a chocar.
Com certeza um dos melhores livros já lançados no país e uma leitura que joga uma luz sobre um dos assuntos que mais preocupa a sociedade brasileira nos dias de hoje: a violência nas grandes cidades.

5 comentários:

  1. Adoro o Caco Barcelos!
    Sabia que ele já foi taxista?
    Bela resenha e dica!
    Ah...parabéns Professor Pardal!srrs
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Leo, vou confessar que depois de assistir Cidade de Deus, fiquei tão pasmo com a complexidade do assunto que tenho até um pouco de medo de ler uma obra dessas e decidir me mudar para a Noruega... só por Deus pra ficar aqui, rsrsrs

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Tenho tantos livros para terminar! Esse vai para a minha lista. Achei interessante a parte em que você diz que "são escritos com uma crueza e veracidade que chega a chocar" - Nada de eufemismos - apenas a realidade! :D

    ResponderExcluir
  4. Caco é exceção dentro daquele corvil que é a Globo!
    Admiro muito ele!
    __
    http://planetabandonado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caco é muito bom na área que ele trabalha!

    ResponderExcluir