sábado, 10 de outubro de 2009

Como enxergar a revolução tecnológica?

A Revolução Tecnológica que assistimos em curso atualmente é avassaladora. As mudanças acontecem em ritmo cada vez mais aceleradas e com isso, a corrente de quem critica e aponta defeitos na utilização de novas tecnologias continua proliferando.
Retirei o trecho a seguir do livro A Rede, do autor Juan Luis Cebrián. Vale a pena conferir e refletir sobre como enxergamos as mudanças a nossa volta.

"A invenção da imprensa foi considerada por muitos, como um instrumento diabólico que se dedicaria, fundamentalmente, à produção de pornografia e de idéias subversivas – isso se pensava nas oficinas da Sorbonne, mesmo que o primeiro livro impresso nelas tenha sida a Bíblia. O telefone mereceu o cumprimento descrente dos peritos daquela época, que estimavam que não poderia desenvolver-se um invento destinado a irromper na intimidade dos lares e acabar com a paz doméstica. Quando a televisão surgiu nos Estados Unidos, o respeitado New York Times publicou artigos explicando como os americanos não teriam tempo, em sua vida, para assistir, durante meia hora diária, o que a tela lhes poderia oferecer. Hoje, estamos diante de uma atitude radicalmente contrária."

4 comentários:

  1. Léo,
    Como a revolução tecnológica é tão intrínseca à nossas vidas.
    quando menos percebemos já estamos totalmente dependentes.
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. è engraçado ver como a Sorbonne era reticente à impressão de textos... a universidade de Salamanca tb reprovou a iniciativa de Colombo de desbravar os mares... interessante o fato de elas terem sempre temido a novidade!

    ResponderExcluir
  3. Somos dependentes dela. Acho isso ruim! De qualquer modo, falar das tecnologias futuras seria fazer como eles fizeram: falar como causa um mal e como será inutil, e descobrir mais tarde como estavamos enganados. Pelo menos aparentemente.

    ResponderExcluir
  4. Sofie,
    Realmente somente com a consolidação das tecnologias é que se pode saber a dimensão exata do que ela representa.

    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir