quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Snake Plissken no Rio

Quando era garoto, lembro de que um dos filmes que eu mais gostava assistir era Fuga de Nova York.

A história de ficção mostrava uma sombria Nova York transformada em um presídio de segurança máxima, em um futuro próximo. Lembro da cidade cercada por muros muito altos, cercas e todas as cenas se passam durante a noite, conferindo um ar mais sombrio ainda.

Dentro de Nova York, a bandidagem que era mantida ali, tinha acesso a todos os lugares. Não havia policiamento, do tipo "quem está dentro não sai e quem está fora não entra", a não ser se fosse condenado a ficar trancafiado nesta prisão.
Neste filme, o avião do presidente dos Estados Unidos sofre um acidente e cai dentro da prisão. O governo contrata um herói de guerra (Snake Plissken encenado por Kurt Russel), mas condenado pela justiça, para salvar o presidente.

Sempre que acompanho os noticiários do cotidiano do Rio de Janeiro, fico imaginando quando veremos a Cidade Maravilhosa se transformar numa réplica medonha dessa Nova York sitiada. Da maneira como vemos a população acuada e o domínio criminoso nos mais diversos bairros, independente de localização e valor de IPTU, não demora muito para chegarmos lá.

A dúvida que fica é se teremos um Snake Plissken para nos salvar.

2 comentários:

  1. Ou um huck Norris?
    kkkkkkkkkkkk
    Ainda bem que Deus cuida do Rio!
    rrssr
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Se não for Snake Plissken, que seja Anthony "Hub" Hubbard, sujeito interpretado de maneira brilhante por Denzel Washington em Nova York Sitiada. O Rio não merece esse sofrimento.

    ResponderExcluir