sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sorria, você está sendo filmado


Vivemos hoje em dia cercado por câmeras de vídeo, filmadoras, câmeras digitais e todo o tipo de instrumento capaz de captar imagens e vídeos em qualquer lugar.
O mundo eletrônico acaba revelando tudo o que se possa imaginar. Alguns fatos acontecidos essa semana, no Rio de Janeiro, relacionados com a violência acabam por comprovar essa tese.
O primeiro foi o assassinato de um dos integrantes do grupo Afro Reggae. O crime foi filmado por câmeras de segurança interna de um dos prédios próximos. Com isso foi possível ver a conivência de dois policiais militares, que chegaram a prender os bandidos, mas os liberou após pegar os pertences roubados da vítima.
O segundo caso foi o de um corpo abandonado em Vila Isabel, após a guerra entre traficantes e policiais. Assim que o mesmo foi descoberto em um carro de supermercado, diversas pessoas com celulares estavam em volta tirando fotos ou fazendo filmagens com seus pequenos instrumentos eletrônicos.

O futuro previsto por George Orwell em 1984, onde o Grande irmão estaria no comando de toda a sociedade, parece estar mais próximo do que nunca.

Lembrando que hoje tem Devaneios Argônicos, no Le Poéte. Aguardo a visita de todos.

7 comentários:

  1. Adorei!
    Mas eu ão quero se gama,sou alfa!
    Beijos e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, atualmente não temos mais a privacidade para cometermos nenhuma ação em nosso cotidiano sem sermos monitorados por nossas próprias criações... Levando em consideração a questão da segurança mundial, estes avanços tecnológicos são bem eficazes, porém, considerando a vida social de cada indivíduo, é uma invasão, perdemos nossa privacidade, até mesmo nossa essência natural humana... Pois não mais agimos naturalmente, estamos adotando gestos superficiais por causa da falta de privacidade... É complicado...

    ResponderExcluir
  3. Mas olha só, quanto mais ando por aqui, mais me surpreendo, rsrsrs. Amigo Leo, você é um cara privilegiado de fato, e conseguiu visualizar uma relação entre o poder do controle visual que está se formando com a obra desse gênio! Parabéns por mais esse post!!

    Você já leu A revolução dos bichos, pelo mesmo Orwell? Qualquer semelhança com o nosso Brasil atual é mera coincidência, rsrsrs

    Grande abraço!
    Adriano
    http://nanoberger.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimo Post Leo,
    Vi com surpresa na Tv, a cobertura deste assasinato do componente do Afro Reggae. Alias, vejo com tristeza, o rumo que as coisas estão tomando, em todo lugar do mundo.

    Será que daqui uns dias, não vamos nos surprender com mais nada?

    E obrigado pela visita ao Buteco...

    Douglas Nacif

    ResponderExcluir
  5. muitas vezes não tem nem mais o "sorria"...

    ResponderExcluir
  6. Não há mais como ler um texto que fale de influências ou mídia que não cite este famoso livro, que eu ainda não li.
    Mas o difícil e pensar até que ponto isto é bom e até que ponto isto é ruim.

    ResponderExcluir
  7. Exatamente, mesmo tendo que me lidar com tal perda, tenho de procurar outro meio de me mover, porque se não, não aguentarei, afinal, sou um ser humano, como tantos outros, com suas dores, saudades, mágoas... Só assim mesmo para conseguir tentar entender o modo como a vida acontece...

    Bruna Assis

    ResponderExcluir