quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Cotas e consequências

Um dos temas mais polêmicos da atualidade e ao mesmo tempo pouco discutido pela sociedade, as cotas para minorias ainda suscita muita dúvida sobre sua funcionalidade.
Lendo o livro Uma gota de sangue (Demétrio Magnoli), o leitor é levado a uma reflexão ao se discutir as diversas "ações afirmativas" (cotas) praticadas nos mais variados recantos do planeta.
Uma passagem interessante é quando se fala da Índia. Em um país dividido em castas, as ações afirmativas são praticadas e contestadas por parte da sociedade.
Leia a passagem abaixo e reflita:

" Embora tenha existido pouca crítica pública da ação afirmativa na Índia antes dos anos 1970, as críticas tornaram-se muito mais audíveis com o tempo, ao mesmo tempo em que ocorria uma escalada da violência. Um estudo de 1997 concluiu que o sistema de cotas eliminou qualquer boa vontade que as castas superiores nutrissem pelas inferiores, em parte devido a uma generalizada superestimação da quantidade e eficácia das políticas de preferências."

3 comentários:

  1. Leo, o sistema de cotas brasileiro é muito mais uma questão de "imagem" do que prática. Vou explicar: o movimento pela consciência negra, composto predominantemente por afro-decendentes, exige ações governamentais a seu favor contra o racismo na forma de benefícios exclusivos, ou seja, a criação de cotas para universitários negros, quando a recíproca não é verdadeira.

    Não existe garantia de vagas para brancos, amarelos e judeus, só para negros. Se eles te superarem no vestibular, problema seu... mesmo assim, eles terão suas cotas. Isso não é uma ação social ou de combate ao racismo, mas de segregação racial assumida e provocada pelo próprio movimento. Parece-me que se assemelha ao que se narrou sobre a Índia.

    Se o governo acreditasse de fato que existe uma dívida moral em relação ao vergonhoso histórico social e cultural imposto aos escravos negros e seus decendentes, seria justificável oferecer escolas públicas diferenciadas com ensino de qualidade para eles, fato que eu apóio veementemente, pois isso sim é consertar a injustiça e a vergonha social do passado.

    Agora, a criação do sistema de cotas universitárias eu digo que é apenas uma questão de "imagem" política porque, em caso de não concordância com essa idéia esdrúxula, o político seria fortemente queimado diante de uma população numerosa que jamais o reelejeria nas próximas eleições. Imagine o impacto negativo na imagem de Lula vetando um sistema de cotas para um programa de "cidadania" contra a discriminação racial...

    Parabéns por abordar com muita inteligência, como sempre, esse assunto tão polêmico!

    Abraços,
    Adriano

    ResponderExcluir
  2. Cara, querem consertar o que já está errado faz tempo, mas de uma forma mas errada ainda...

    Apenas isto, pois o certo seria cuidar da educação de base para formar pessoas aptas a conquistarem as suas próprias vagas na faculdade.

    E outro ponto, será que estas pessoas que tem problemas com educação de base vão ter capacidade de levar as matérias da faculdade como deveriam?

    Penso que não.

    Fique com Deus, menino Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela interessantíssima abordagem!
    Uma dívida a ser paga?
    Deixo veros do primeiro poeta negro brasileiro,o simbolista Cruz e Souza:
    Que soluço extravagante
    que negro, soturno fel
    põe no teu daudejante
    a confusão da Babel?

    Ah! das lágrimas insanas
    que ao vinho misturas bem
    que de visões sobre-humanas
    tua alma e teus olhos têm!

    Canção do BÊbado/Cruz e Souza

    Bj!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir