sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fuga da realidade

A sociedade hipermoderna é caracterizada pela busca obsessiva pelo consumo e pela satisfação. Com o relógio como o seu pior inimigo, o ser humano fica cada vez mais acuado e as rotas de fuga são cada vez mais utilizadas.
Drogas, álcool, novos empregos e novas famílias são cada vez mais comum na vida atual.

Joseph Brodsky, um filósofo russo-americano disse:

“Vocês ficarão entediados com seu trabalho, seus cônjuges, seus amantes, com a vista de sua janela, a mobília ou o papel de parede do seu quarto, seus pensamentos, com vocês mesmos. Por conseguinte, tentarão imaginar maneiras de fugir. Além dos dispositivos de auto-satisfação mencionados anteriormente, vocês podem assumir novos empregos, residências, empresas, países, climas, podem assumir a promiscuidade, o álcool, viagens, aulas de culinária, drogas, psicanálise... Na verdade, podem juntar tudo isso, e por algum tempo vai parecer que está funcionando. Até o dia, é claro, em que você acorda no seu quarto em meio a uma nova família e outro papel de parede, num estado e num clima diferentes, com uma pilha de contas do agente de viagens e do psicanalista, mas com o mesmo sentimento de fastio em relação à luz do dia que se infiltra pela janela.”
Imagem clara do cachorro correndo atrás do próprio rabo.

4 comentários:

  1. Projeto para 2010:Viver um dia por vez!

    Comendo quietinha feito boa mineira!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, mudar o pensamento para poder a viver bem é o segredo.
    Liberdade pra dentro da cabeça...

    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol, obrigada pela visita. Você também gosta de plantas? Mas conhecendo seu espaço, tem variedades de assuntos. Sou bem simples, mas na oportunidade de saber de tudo um pouco... abraços, Sol

    ResponderExcluir
  4. Mas não era para usar como rota de fuga o trabalho para mudar a situação para a melhor em vez de afundar em situações ruins (como beber)?!

    Fique com Deus, menino Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir