quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Os sete minutos

Um dos maiores e mais polêmicos escritores, o americano Irving Wallace, nascido em 1916, entrou para o rol dos maiores vendedores de livro do século XX. Com uma escrita direta e envolvente, Wallace sempre abordava temas da atualidade e polêmicos. Por isso, ficou conhecido como um criador de casos com a censura e a sociedade americana.
Em Os sete minutos, Wallace destila seu veneno e aborda um tema nevrálgico para os puritanos americanos. Querendo contestar a censura e a livre expressão, ele aponta uma questão controversa a todos: Pode uma obra literária ser culpada pelo comportamento criminoso de um indivíduo?
A história começa com a venda de um suposto livro, considerado o mais obsceno de todos os tempos, entrando até para o Índex da Igreja Católica (lista das obras consideradas proibidas), pois descreve com perfeição as sensações de uma mulher durante o sexo. A partir daí, um criminoso é preso e alega ter sido influenciado pelo livro para cometer um estupro e homicídio. Têm início então, uma feroz batalha jurídica e uma intensa investigação a respeito do caso.
Destaque para o final surpreendente!
Excelente livro e que apesar de ser grande, sustenta o ritmo durante toda a história. Boa oportunidade para os profissionais de Comunicação, pois aborda temas como censura e livre expressão

4 comentários:

  1. Muito bom!

    "Pode uma obra literária ser culpada pelo comportamento criminoso de um indivíduo?"

    Intersubjetividade!Depende do leitor...rs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    De fato,gostei muito!
    Será que eu 'desvirtuo 'os meus leitores?
    Óh dúvida cruel!

    Abs!

    Dra.Rouge

    ResponderExcluir
  3. Me lembrou o tema da minha monografia... mesmo que so de longe... falava sobre a função social dos direitos autorais... é bemm de longe mesmo, mas abordava um pouco sobre a influencia que determinadas obras exerciam sobre a sociedade.
    Enfim... agora é minha vez de dizer: fiquei morrendo de vontade de ler!
    =)

    ResponderExcluir
  4. Que obra interessante, Leo, eu não conhecia!

    "Pode uma obra literária ser culpada pelo comportamento criminoso de um indivíduo?"

    Acredito que sim... obra literária e televisiva. Sou muito crítico quanto ao conteúdo das novelas, com o estímulo a temas picantes e polêmicos, principalmente relacionados à traição, busca incondicional pelo amor, poder, inveja e vingança. A novela é um forte fomentador da deterioração social, pois personagens fictícios acabam inspirando o comportamento de pessoas reais que se identificam com os mesmos problemas e necessidades, e acabam copiando a conduta sugerida.

    Algumas pessoas imitam Jesus, Buda, Maomé, Bruna surfistinha ou o assassino da obra de Wallace. E todas podem imitar alguém lendo alguma coisa... a escolha de quem imitar vem da criação e dos valores que recebeu desde a infância.

    Grande abraço!
    Adriano

    ResponderExcluir