sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Rancière e a mídia

Em uma excelente entrevista concedida à revista Cult, o filósofo francês Jacques Rancière não se furta de comentar sobre uma infinidade de assuntos começando com política e passando pelo papel da mídia na sociedade contemporânea.

O autor de O espectador emancipado, comenta sobre os mais diversos olhares de espectadores nas mais diversas obras de artes e meios de comunicação. Contudo, deixa de fora o espectador de televisão. Questionado sobre o motivo de deixar de fora a TV, Rancière afirma:

" Há casos em que o espectador está na frente da TV mudando de canal sem prestar atenção ao que está vendo. Eu me preocupei mais com o cinema, as artes plásticas, nos quais uma relação forte do olhar está pressuposta. A TV, de modo geral, não pressupõe um olhar forte, mas um olhar ALIENADO ou DISTRAÍDO."

2 comentários:

  1. A tv é o ópium,não é mesmo?

    Abraços e ótimo final de semana!

    Boa sorte ao seu Flamengo!

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Mas não é só a TV, pois até a internet, em vez de diversificarmos a nossa opinião, acabamos excluindo o diferente (e até reagindo de forma agressiva ao que é diferente), um exemplo, seria as comunidades sem noção no orkut...

    Fique com Deus, menino Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir