domingo, 14 de junho de 2009

O mundo de Sofia


Jostein Gaarder é um filósofo norueguês que lecionava aos seus alunos tranquilamente. Um dia teve uma brilhante idéia. Por que não popularizar a Filosofia? Por que não levar este assunto, um tanto complexo ao público, de maneira leve e descontraída? Começou então a escrever O Mundo de Sofia. Com isso, sua vida sofreu uma reviravolta. Com milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, publicado em uma grande quantidade de idiomas, Gaarder ficou milionário e conseguiu o que parecia impossível, popularizar a Filosofia.
O Mundo de Sofia nos conta a história da adolescente Sofia Amundsen, que nas vésperas de completar quinze anos, começa a receber estranhas correspondências anônimas. Todos os bilhetes contêm perguntas de fundos filosóficos e fazem com que a protagonista percorra toda a História da Filosofia, desde os tempos pré-socráticos até chegar aos filósofos pós-modernos.
Com um ritmo ágil e com suspense, Gaarder consegue fazer com que o leitor passe por diversos temas da Filosofia de maneira leve e divertida, sem se tornar aborrecido.
Um brilhante livro e indispensável para quem quer se iniciar na Filosofia ou mesmo aprender questões novas.

Um comentário: