domingo, 28 de junho de 2009

Perfis Brasileiros - D. Pedro II



No mês passado, terminei de ler o livro Perfis Brasileiros - D. Pedro II. A obra escrita (e muito bem escrita) por José Murilo de Carvalho, foi lançada pela Companhia das Letras.
Uma obra que passa a limpo a vida do Imperador Pedro II, desde o seu nascimento até a sua morte no exílio, em Paris, longe de sua terra amada. Recheado de detalhes sobre a vida do monarca, o livro é extremamente informativo, sem ser maçante.
Muitas pessoas possui uma visão deturpada sobre o período da Segunda Regência no Brasil. Com uma escrita leve, José Murilo apresenta a visão do que aconteceu no período, com uma farta documentação e pesquisa detalhada sobre o assunto.
Livro indispensável para aprendermos um pouco mais sobre a história de nosso país, pois somente compreendendo a formação do Brasil, poderemos lutar por um lugar mais justo e forte.

5 comentários:

  1. Recentemente em uma pesquisa a cerca do período de reinados no Brasil, li na Wikipédia coisas lindíssimas de D.Pedro II. Fiquei abismada por eu não ter lido nada a respeito antes. Pesquisei em comunidades do orkut, onde falam o contrário do que li anteriormente, em especial a respeito de D. Pedro II ser contra a escravidão. Há muitas divergências sobre esse respeito.
    No livro que vc leu, aborda-se esse assunto, em especial?
    Gostaria muito de saber tua opinião sobre esse fato e se vc considera que a educação que ele deu a sua filha, Isabel, tenha influenciado na abolição da escravidão.

    Adorei o comentário em meu blog. Muito gentil.

    Um grande abraço!
    Thaís

    ResponderExcluir
  2. Thaís,
    Obrigado pela visita e pela participação aqui no Blog do Argônio.
    Pelo que eu pude ler e pesquisar, acredito na bondade e na inteligência de Pedro II. Ele foi praticamente criado sem pai e nem mãe, moldado para ser um governante padrão. Irrequieto por natureza e profundo conhecedor e estudioso das coisas que o cercava.
    Era contra a escravidão que ainda assolava nosso território. Contudo, devido às forças dos senhores de engenho (sempre eles..rs), não conseguia extingui-la.
    Com certeza a criação que ofereceu à Princesa Isabel foi fator predominante para que a mesma se tornasse uma abolicionista.

    ResponderExcluir
  3. Fala aí, Leus.

    Realmente o livro tem uma linguagem que favorece a leitura. Simples sem ser simplório, rico em detalhes e muito instigante. Boa dia.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Leo!
    Obrigada pela visita, comentário no blog e também por sua resposta a minha pergunta!
    Vou procurar esse livro para ler!

    Tudo de bom
    Grande abraço!

    ResponderExcluir