terça-feira, 2 de junho de 2009

Publicidade nos meios de comunicação



Foi realizada no mês passado a pesquisa InterMeios, divulgado pela revista Meio & Mensagem, que aponta para o panorama sobre a publicidade nos mais diversos meios de comunicação.
Podemos tirar algumas conclusões ao analisar os dados compilados. O faturamento em publicidade, apesar da crise mundial, cresceu 5.9%.Em relação ao primeiro bimestre do ano passado, o crescimento chega a 4%.
O maior crescimento desta fatia foi a conseguida pela internet, com expressivo aumento de 40%. Nas demais mídias, houve um aumento no faturamento.
Somente o jornal impresso apresentou queda de 11.4% na participação em publicidade.
Como já exposto em outros posts, aqui no Blog do Argônio, é urgente a discussão sobre o futuro do papel do jornal impresso. Ou ele se reinventa ou veremos uma morte lenta e agonizante.

7 comentários:

  1. Realmente acho que a reinvenção é premente. Mas mesmo sem ela, não acredito na extinção do jornal de papel. Será que um cara que lê "Meia hora" e "Expresso" no trem vai ter grana pra bancar um Kindle e seu conteúdo pago?
    Atrair os leitores é crucial sim, mas readaptar-se à nova realidade é o principal fator para descobrir o espaço que cabe à imprensa em papel hoje.

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Já existem duas reinvenções do papel: 1. o papel digital e 2. o livro digital. Só é preciso que estas inovações se integrem no mercado e que as empresas de jornais e revistas se adequem à esta realidade. Se quiser saber mais sobre o livro digital: http://nyt-innovation.blogspot.com/2009/04/o-futuro-dos-livros.html

    ResponderExcluir
  3. Concordo que se deve reinventar logo, fazer coisas modernas e relacionadas a net tbm, pois esta desaparecendo, mas tem quem nunca fica sem.
    Adorei o blog um abraço e aparece no meu tbm ta rss fuiii!!!

    ResponderExcluir
  4. O papel impresso (jornal, no caso) vai ter o mesmo fim que o CD tá tendo.

    E os 2 tem o mesmo motivo, INTERNET.

    É algo, que, na minha opnião é impossível acontecer algo muito diferente do que é visto hoje.

    E como vc disse, vamos ter uma morte lenta e agonizante de tal.

    Abraço velhinho.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog muito bom o conteudo to seguindo Vlws.

    ResponderExcluir
  6. ACHO QUE NO CAMPO DA PUBLICIDADE O JORNAL IMPRESSO TENDE A PERDER CAMPO. ISSO É INQUESTIONÁVEL.
    COMO JÁ DISSE AQUI, O QUE FICA É O CHARME!

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente a mídia alternativa e democrática vive à míngua de anúncios, seja na interface que for...

    O problema não é o impresso acabar ou ter seu papel (com trocadilho) reduzido, mas sim a concentração, os oligopólios e o péssimo jornalismo que a mídia gorda produz.

    ResponderExcluir