quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Web 2.0 - Uma nova era

Reprodução: Internet

O surgimento e a difusão da internet revolucionaram o modo como todos nós nos comunicamos. A velocidade de propagação de notícias havia alcançado um patamar nunca antes visto. Os meios de comunicação puderam desenvolver novas ferramentas e mudar um pouco os conceitos que até então vinham colocando em prática com as mídias eletrônicas (TV e rádio).

Mas, com o desenvolvimento da Web 2.0, o salto foi abissal. Todos puderam entrar de cabeça nas "infovias" e participar efetivamente do processo comunicacional. Aonde antes podíamos observar espectadores passivos, agora vemos geradores de conteúdos vorazes. Blogs, Twitter, Facebook, Orkut e muito mais passaram a fazer parte do cotidiano de todos. Some-se a isso, a explosão dos dispositivos móveis com acesso à grande rede, temos como resultados um novo patamar no modo como encarar a produção da notícia.

Sites de conteúdo participativo, que tem a Wikipedia como seu maior expoente, foram incorporados ao dia a dia. Até mesmo as grandes empresas de mídia, já estão abrindo espaços para receber notícias e fatos do cotidiano feitos pelos leitores. Parece que desse modo, vamos vendo a construção da tão propagada "inteligência coletiva", anunciada anos atrás por Pierre Levy.

Um bom exemplo de como a web 2.0 pode ser de grande utilidade é o site www.haiti.org.br , que foi desenvolvido pelos jornalistas Aloisio Milani, Rodrigo Savazoni e André Deak. Contando com espaço para jornalistas e usuários colaboradores, o espaço serve como um espaço de discussão sobre a situação política e econômica do Haiti e com o foco voltado nas ações de cidadania e cultura que acontecem naquele sofrido país.

Uma ferramenta preciosa e que exemplifica claramente como pode ser benéfica a utilização do conceito de web 2.0, se voltado para causas interessantes.


“Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar/profissaoblogueiro.”

4 comentários:

  1. Cara, como sempre voce aborda assuntos interessantissimos aqui, e esse post sem duvidas merece ganhar esse concurso ai, boa sorte.
    É cara, a explosão da web ganha enormes proporções a cada dia, a gama de informações levadas atraves dela é infinita, e quando a web é usada para fins nobres como o caso do site haiti.org, ai se cria um combinação perfeita entre internet e internauta, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Post maravilhoso!
    Você é mestre em cibercultura!
    Vale a dica e sem dúvida o prêmio é seu.
    Abraços,meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. O site do Haiti.org é excelente!
    Voltei pra passar na frente do amigo "Gremista" como top comentarista..kkkkk
    Abs!

    ResponderExcluir
  4. Grande Leo, vc sempre com novidades extraordinárias em seu site. Obrigado pelo link do site do Haiti. Estava procurando onde ler material independente, e não essa porcaria que a imprensa dita 'grande' nos mostra diariamente na TV e nos jornais. O que o mundo esta fazendo hj no Haiti só tem parâmetros com o que deixaram acontecer nos Balcans. Abraço e torço por você no 'Profissão Blogueiro"

    ResponderExcluir