sábado, 30 de janeiro de 2010

Herança



Caros Argonautas,

A partir de hoje, mais uma colunista estreia aqui no Blog do Argônio.
A Grazi Maciel, gaúcha de Porto Alegre, vem para dar mais brilho a este espaço. Divertida, inteligente e sempre criativa, ela pode ser seguida no Twitter pelo codinome @grazicanaam.


O que me ficou de meu pai?

Meu jeito, que é o dele: minha cor em contraste com a minha mãe, com seus olhos claros.
Ficou meu jeito de colocar as mãos na cintura quando tenho que resolver algo rápido, como trocar um móvel de lugar, ou consertar a geladeira. Ficou a salada, não havia refeição sem ela. Ficou meu horror ao cigarro e a mentira, e minha pouca resistência à bebida. Ficou meu gosto pelos livros, mas confesso que no início preferia os gibis. Ficou o gosto por escrever, ah esse eu tenho dele. Ele foi poeta quando moço, devorava sua sede cultura, se sentia mais realizado lendo um livro. Talvez ali buscasse tudo que sonhara ser.

Eu não sou médica, não sou advogada, nem professora. Sou uma pequena célula, perto do que ele foi. Pois ele sempre foi muita coisa. Ele foi justo e injusto, foi amoroso e rude, foi o pai mais babão e o mais rigoroso. Ensinou-me a andar de bicicleta, me viu cair, me viu levantar e em nenhum momento me julgou.

Ele se foi cedo demais. E agora o que ficou? O conselho que não posso pedir. As brigas que a gente não vai ter. Nas brigas das quais a gente iria se unir contra alguém, sei lá quando eu teria razão ou minha irmã. Ou ele sempre com seu olhar afetuoso sobre minha mãe. Ele a amava tanto. E se pareciam tanto de tanto que eram diferentes.

O que ficou dele? Nenhuma imagem gravada. Uma fita cassete que talvez não rode mais. Algumas fotos. Os poemas que escreveu quando moço. É ruim ter que ficar com aquelas imagens mais recentes: magrinho cabelo ralinho, mas completamente culto, ainda o mais sábio dos homens, que mesmo nas tardes de visita no Hospital, ele sabia mais notícias do que qualquer um.
Só não gosto de falar nos últimos três meses desde a doença dele. Tudo o que viveu, tão dependente, tão frágil, indefeso, era o oposto de quem ele foi quando sadio. Meu pai ria, brincava, gritava. Meu pai era cheio de vida e virou um bebê grande, de quem a família cuidou com todo carinho e respeito. Respeito, porque mesmo em cima de uma cama, mesmo com muita dor, ele ainda era o pai, o marido, o dono da casa. De voz forte, alta, tomando café pequeno e dando sustos na gente. Menino grande meu pai. Menino grande, que morreu de repente, sem envelhecer. Menino grande meu pai, de quem lembro o tempo todo, parece que vejo ainda com as bolinhas de gude na mão me ensinando a jogar com aquela paciência infinita. Menino grande, de coração grande, capaz de muito amor, muita tristeza, muita alegria muito segredo. Menino grande de quem eu lembro o tempo todo, e por quem eu chorei pouco, se compara o choro à saudade entalada na garganta.

Grazi Maciel

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Absurdos Americanos


Fiquei sabendo essa semana da criação de uma liga americana de basquete para jogadores brancos. Sim, isso mesmo, apenas jogadores brancos vão poder disputar o (insano) campeonato.

Agora vamos raciocinar se tem cabimento, em pleno século XXI, um torneio esportivo que é o critério é feita pela cor. Logo o esporte que nos vem servindo como um verdadeiro fator de inclusão racial e que sempre trouxe belos exemplos, tais como a integração do time de futebol da África do Sul, do corredor Jesse Owens e sua supremacia na Berlim de Hitler e muitos outros.

O que será que os organizadores pensam a respeito disso? Questionados a respeito, divulgaram uma nota afirmando que os brancos tem que ter um espaço maior e que os "caucasianos" tem o direito de ir às quadras para assistir às partidas, sem se sentir ameaçados (referindo-se ao caso do jogador da NBA Gilbert Arenas, que levou uma arma aos vestiários). Ou seja, a emenda ficou pior do que o soneto.

Parece que eles têm que passar mais algumas vezes aqui no Blog do Argônio e verificar os posts que falam sobre racismo (clique aqui) e ler o livro Uma gota de sangue (Demétrio Magnoli).

Mais um absurdo do país do Tio Sam!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sherlock Holmes


Esqueça todos os parâmetros que você tinha a respeito do mais famoso detetive da ficção. A fleuma britânica sai e dá lugar a um personagem desgrenhado e um pouco louco. Sai o impecável lord londrino e entra em campo o lutador de artes marciais Holmes. Elementar, meu caro Argonauta. Estou falando do longa metragem dirigido pelo ex-Madonna, Guy Ritchie.

Oriundo do mercado de video clipe, Ritchie leva muito da linguagem para as telas. Constroi um personagem totalmente atípico e usa e abusa das cenas para impressionar. Lutas, perseguições e uma recriação de uma Londres do século retrasado. Tudo bem amarrado com uma história que serve para entreter.

Não é um dos melhores filmes do mundo, contudo, serve para passar o tempo. Divertido e com várias cenas de ação, se propõe a ser um filme-pipoca e o faz bem. Esperava um pouco mais, mas me diverti um bocado.

Se quiser ver um Sherlock totalmente fora dos padrões, vá ao cinema e bom filme!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Tragédia social x Fenômenos da natureza



Demorei um pouco para abordar o assunto Haiti. Sinceramente, fiquei sem vontade de falar deste assunto, pelo excesso da cobertura que se tem. Não há quase nada que não tenha se falado sobre o assunto.
A situação é lamentável. Milhões de desabrigados, milhares de mortos e feridos. Violência e disputa por comida e água, ou seja, o que há de mais terrível para um ser humano.

Mas o que poucos falam é a situação de miséria e abandono que os haitianos já passavam antes da tragédia natural. Anterior às mazelas impostas pela natureza, o país mais pobre das Américas já sofria com uma tragédia mais silenciosa, menos retratada e mais dura: o caos social.

Sendo o primeiro país a alcançar a independência nas Américas, o Haiti vive em uma eterna disputa por poder. Mais de 30 golpes de estados, abismo social, exploração desenfreada e a total falta de infraestrutura que foi exposta ao mundo do modo mais terrível.
Agore pare para pensar e tente imaginar os países até mais pobres do que o Haiti, em especial, aos países africanos que não tiveram suas feridas expostas desta maneira.

Acho muito bacana e necessária a mobilização em prol do Haiti. Mas não seria a hora dos países ricos e "desenvolvidos" darem mais atenção ao que acontece ao redor?

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Coluna da Rouge - Veredas



Olá,pessoal!
Bom estar de volta no universo argônico!


Eu sou uma Rouge rosa do Rosa.

Guimarães Rosa é um dos mais eruditos autores do Brasil e do mundo,e um dos prediletos da 'pequena escriba'.
Mineiro de Codisburgo,tem em sua literatura grandes marcas de regionalismo na sua linguagem,o que o permitiu a criar vários vocábulos.Uma de suas obras mais deleítáveis é Grande Sertão:Veredas

Na obra,o sertanejo Riobaldo relembra o passado e conta a seu compadre sobre suas andanças no sertão entre Minas Gerais e Bahia. Conta sobre o bando a que pertencia, as guerras e aventuras; e sobre sua amizade com um certo Diadorim.

Imperdível a quem ainda não leu,e a quem já o fez vale a pena ler de novo.

Uma coisa me chamou atenção no título: Os dois pontos(Grande Sertão: Veredas).A aplicação destes sempre que acontece,quando existe o caso de uma frase com sequência.

O que seriam Veredas?

Caminho, rumo, ou caminho de atalho que reduz o tempo de percurso.
Em limites de cerrado,os bandeirantes usavam as veredas para as suas jornadas, pois nelas encontravam tinham água limpa como oásis.

O grande sertão da vida:quais são nossas VEREDAS ?

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Doe um livro



Uma das maravilhas da web 2.0 é poder interagir, criar, falar e fazer ecoar nossas ideias. Uma das melhores ideias surgidas no Twitter, foi a campanha Doe um livro.

A campanha começou como uma arrecadação de livros para doação em escolas públicas do Brasil. A reunião de pessoas em prol desta nobre causa, foi sendo difundida e rapidamente encampada por muitos outros. Para a disseminação foi um pulo. Artistas, jornalistas, políticos e outros formadores de opinião começaram a divulgar e a adesão foi imediata.

O resultado foi a arrecadação de mais de 106 mil exemplares para distribuição para as comunidades carentes.

Como o Blog do Argônio abraça a causa da literatura e acredita que somente através dela construíremos um país mais consciente, divulgo aqui a iniciativa.

Clique aqui para conhecer o Blog do Doe um livro.

http://twitter.com/doeumlivro.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Original ou cópia?


No final de semana passada, o grupo da Pós em Mídias Digitais teve uma discussão muito interessante, proposta pelo professor Noé Vaz. Até que ponto é válido a reprodução de obras de artes?
Tendo como base o texto de Walter Benjamin, a turma se dividiu em dois grupos e debateu a respeito do assunto. Um grupo era contra e outro era favor.
Os que eram contra, afirmavam que nada substitui o objeto original e que o mesmo possui uma "aura" inigualável. Os que eram a favor da cópia, diziam que o importante era democratizar e fazer com que todos tenham acesso aos trabalhos artísticos.
E você, caro Argonauta? É a favor da cópia ou acredita que só o original transmite o verdadeiro significado do artista?
A foto acima foi tirada por mim em Congonhas-MG. A obra de Aleijadinho é de cair o queixo e merece uma visita.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Poesia para sonhar



Dorme enquanto eu velo...

Deixa-me sonhar...

Nada em mim é risonho.

Quero-te para sonho,

Não para te amar.

A tua carne calma

É fria em meu querer.

Os meus desejos são cansaços.

Nem quero ter nos braços

Meu sonho do teu ser.

Dorme, dorme. dorme,

Vaga em teu sorrir...

Sonho-te tão atento

Que o sonho é encantamento

E eu sonho sem sentir.


(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Sauna da Justiça


Essa semana estou bem "reclamão". Agora acompanhe o raciocínio e veja se não estou com a razão.

Rio de Janeiro. Verão. Temperaturas na casa dos 40 e poucos graus, sensação térmica de 50ºC. Prédio público, com milhares de pessoas transitando. Funcionários públicos dividindo sala com pessoas em busca de informações sobre seus processos que correm na justiça. Sim, estou falando do prédio do Tribunal da Justiça, localizado no Centro da Cidade.

A pessoa entra na sala para ser atendida e qual a surpresa? O ar condicionado não funciona. Isso mesmo, calor insuportável no Rio de Janeiro e todos são obrigados a compartilhar de uma sala, que para sauna falta apenas o aroma de eucalipto. Agora imagine a situação dos funcionários, trabalhando o dia inteiro nestas condições?

Pergunto ao atendente a previsão para retorno do aparelho. Ele informa que não possui previsão e que já estão a alguns dias nesta situação.

Então é isso. Se você vai ao TJ do Centro do Rio, prepare-se para suar. Leve toalha e roupa para trocar quando sair de lá e torça para que os funcionários sobrevivam e não se desidratem antes de te atender.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Web 2.0 - Uma nova era

Reprodução: Internet

O surgimento e a difusão da internet revolucionaram o modo como todos nós nos comunicamos. A velocidade de propagação de notícias havia alcançado um patamar nunca antes visto. Os meios de comunicação puderam desenvolver novas ferramentas e mudar um pouco os conceitos que até então vinham colocando em prática com as mídias eletrônicas (TV e rádio).

Mas, com o desenvolvimento da Web 2.0, o salto foi abissal. Todos puderam entrar de cabeça nas "infovias" e participar efetivamente do processo comunicacional. Aonde antes podíamos observar espectadores passivos, agora vemos geradores de conteúdos vorazes. Blogs, Twitter, Facebook, Orkut e muito mais passaram a fazer parte do cotidiano de todos. Some-se a isso, a explosão dos dispositivos móveis com acesso à grande rede, temos como resultados um novo patamar no modo como encarar a produção da notícia.

Sites de conteúdo participativo, que tem a Wikipedia como seu maior expoente, foram incorporados ao dia a dia. Até mesmo as grandes empresas de mídia, já estão abrindo espaços para receber notícias e fatos do cotidiano feitos pelos leitores. Parece que desse modo, vamos vendo a construção da tão propagada "inteligência coletiva", anunciada anos atrás por Pierre Levy.

Um bom exemplo de como a web 2.0 pode ser de grande utilidade é o site www.haiti.org.br , que foi desenvolvido pelos jornalistas Aloisio Milani, Rodrigo Savazoni e André Deak. Contando com espaço para jornalistas e usuários colaboradores, o espaço serve como um espaço de discussão sobre a situação política e econômica do Haiti e com o foco voltado nas ações de cidadania e cultura que acontecem naquele sofrido país.

Uma ferramenta preciosa e que exemplifica claramente como pode ser benéfica a utilização do conceito de web 2.0, se voltado para causas interessantes.


“Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar/profissaoblogueiro.”

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Pay per view?


Sou um amante do futebol. Quem me conhece sabe que não dispenso assistir a qualquer partida. Seja amistoso, torneios, campeonatos, copas etc. Pode ser da primeira divisão, segunda ou terceira. Copa Africana? Tô dentro. Copa São Paulo de Júnior? Assisto. E por aí vai.

Por este motivo, fiz o pacote do pay-per-view do Campeonato Carioca e Brasileiro (série A). Como assinante da Sky TV, o serviço é prestado pelo canal PFC (Globosat).

Sábado, dia de primeira rodada do campeonato carioca. Resolvo tudo durante o dia e penso em assistir ao jogo do América x Madureira, às 16 horas. Estreia do técnico Bebeto e time dirigido por Romário. Sento em frente a TV. Banho tomado, ventilador ligado (calor insuportável), TV ligado. Sintonizo o canal mosaico, com as opções dos jogos. Qual a minha surpresa? Apenas o jogo do Vasco e do Botafogo estão disponíveis, a partir das 17 e 19:30, respectivamente. Como assim? Eles anunciam o pacote, dizem que você vai acompanhar de perto todos os jogos do seu time e não passam o jogo do América?

Pego o telefone e ligo para a Central de Relacionamento da Sky TV (número pago). Fico uns dez minutos e a resposta da atendente é a melhor: "Senhor, a responsabilidade da transmissão é da Globosat e eles só passam os jogos que julgam importantes".
De novo, como assim? Quem define qual jogo é importante? E o torcedor do América? Como faz?

Além da qualidade da transmissão não ser lá essas coisas (quem está acostumado a ver por ali, sabe o que estou falando, cortes de câmeras erradas é uma constante), ainda tenho que contar com a boa vontade da Globosat de avaliar o jogo que eu quero ver. Se eles não "julgam importante", simplesmente não vejo.
Com a palavra a Globosat (PFC) e Sky TV.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Férias da Rouge


Como todos Argonautas já devem ter se acostumado, às terças feiras o Blog do Argônio é invadido pelo bom humor e poesia da Rouge Cerise.
Como estamos em época de férias, ela está em boa companhia e desfrutando da companhia do bom e velho mar.
Por isso, estamos publicando uma pequena poesia para podermos relaxar e esperar o próximo post dela.
Quando eu for, um dia desses,
Poeira ou folha levada
No vento da madrugada,
Serei um pouco do nada
Invisível, delicioso
Que faz com que o teu ar
Pareça mais um olhar,
Suave mistério amoroso,
Cidade de meu andar
(Deste já tão longo andar!)
E talvez de meu repouso...
(Mário Quintana)

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Projetos


Horas depois de ter ouvido aquele ruído, Fábio continuava atento a tudo ao redor. Não conseguia descansar, relaxar e nem afastar a dor da cabeça e do braço. Uma idéia vinha aos poucos tomando conta de sua mente. Aquele seqüestro talvez fosse por coisa maior do que um simples resgate. Talvez houvesse ligação com o projeto no qual estava envolvido. Começou a relembrar os últimos meses e encaixar diversas situações que pareciam confirmar aquela tese.

Passou a mão na parte de trás da cabeça e percebeu que o inchaço havia diminuído. Com certeza o atacaram por trás momentos antes de entrar em casa. Já o braço esquerdo o incomodava por demais, porém ele não conseguia ver se havia alguma marca, apenas sentia aquele ardor. Imaginava que havia sido atacado por trás e recebido uma enorme dose de algum tranqüilizante. Pensava na preocupação de Gabriela, achava que não estava correspondendo às expectativas da esposa nos últimos meses, mas havia agido daquela forma para preservar a família, após entrar naquele projeto.

domingo, 17 de janeiro de 2010

O símbolo perdido


Dan Brown lançando livro é sinônimo de vendas elevadas. Depois de achar o seu filão com O Código da Vinci, Anjos e Demônios e outros best-sellers, Brown volta a carga com O símbolo perdido.

O professor Robert Langdon dessa vez volta a cena (literalmente, ou alguém duvida que este também irá virar filme?) em uma busca frenética em plena capital norte-americana. Depois de ter um de seus melhores amigos sequestrado, Langdon terá muito pouco tempo para salvar a sua vida e lutar contra todos.

A mesma receita de sucesso repetida. Perseguições, personagens suspeitos, símbolos sagrados e segredos milenares. Dessa vez, o foco é voltado para a Maçonaria. O que impressiona é o imenso trabalho de pesquisa feito pelo autor e os dados que ele apresenta no livro. Além de uma descrição impressionante dos monumentos e pontos principais de Washington. Chega a dar vontade de conhecer a capital americana para refazer o caminho de Langdon.

Uma boa dica para quem procura diversão.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Impresso ou Eletrônico?

A pergunta acima ronda as discussões mais acaloradas entre os teóricos da Comunicação. Afinal, o processo de leitura eletrônico vai definitivamente enterrar o impresso?

Traçando um paralelo entre a leitura eletrônica e a impressa, Nízia Villaça tenta apresentar as mudanças sofridas nos últimos tempos a respeito do simples hábito de ler. Mais do que o surgimento de um novo suporte, a eletrônica vem para sacudir e mudar toda uma estrutura consolidada na sociedade.

Mais do que simplesmente um modo de ler, a leitura eletrônica abala diversas estruturas da sociedade moderna.

Um excelente livro que joga uma luz sobre a questão. Vale a pena!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Avatar


Finalmente consegui comprar o ingresso (na Sexta feira) e assistir Avatar 3d (no Sábado). Uma saga que durou duas semanas e três tentativas frustradas para assistir ao filme mais caro da história do cinema (U$ 300 milhões) e que em poucas semanas já se tornou a segunda maior bilheteria de todos os tempos. E parece que é apenas uma questão de tempo se tornar o filme mais visto de todos os tempos, tal é a procura pelas entradas.

Fui assistir a cópia em 3d. Logo de início senti que estava vendo um filme que ficará marcado na história. Não pelo enredo em si, mas sim como um marco no modo de se fazer cinema, com o uso da tecnologia apontando para um novo caminho.

A história do planeta Pandora e seus habitantes Na'vis é cativante. Algumas críticas e metáforas são bem utilizadas, tais como um exército de forasteiros (americano?) invadindo uma terra atrás de minério (Iraque? Petróleo?). Além da mensagem ecologicamente correta.

O filme conta com uma mistura de ficção, ação, romance, drama e em alguns momentos faz rir. Para os mais intelectuais, pode parecer um blockbuster comum. Mas, nas quase três horas de filme (que passam rapidamente), a diversão é garantida e alguns momentos nos fazem pensar. Além do visual estonteante.

Mais um filme que recomendo assistir no cinema e de preferência a cópia 3d.

Obs: Ainda para os mais intelectuais, recomendo ler o post do mestre Wilson Oliveira, no Ponte sobre o Abismo (clique aqui).

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Blogueando no Silent Devotion



A internet realmente é uma ferramenta interessantíssima. Conhecemos pessoas virtualmente e desse modo, conseguimos expandir nossas amizades para o mundo virtual.

Muitos alegavam que a internet e seu crescimento faria com que as pessoas se isolassem e se tornassem cada vez mais solitárias. No meu caso, acho que está acontecendo ao contrário.

Conheci através do Twitter, a @cyncardoso. E através de seu perfil, cheguei a seu Blog.

Uma mistura de assuntos, que fascina. Textos belos, contos, músicas e reflexões. Não tem como não indicar.

Deixo o link para que possam saborear: Silent Devotion

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Blogueando no Confessionário Meu


Uma das coisas mais legais que vejo na blogosfera é a capacidade de fazermos amizades e entrarmos em contato com textos, matérias, fotos, poesias etc.
Blogueando no Confessionário Meu, de minha amiga virtual Aline Capistrano, encontrei a seguinte poesia abaixo.
Firme, direta, profunda e linda.
Saudade (Pequeno desabafo)
Mata essa saudade que está me matando
Mata com o veneno que tem na tua boca
E de forma dura me corta ao meio
Com a força que pega nos meus cabelos
Faz sentir que eu sou sua novamente
Quero tua pele
Teu cheiro
Na minha maldade eu menti
Dizendo não me importar
Mas se lembro de nós
Mal posso respirar
Eu ainda te quero
E te espero
Venha me buscar.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Coluna da Rouge-Armário da alma




Olá!
A alma possui o poder de mover aquilo que é vivo, tem o dom de se fechar ou abrir.
Ali estão escondidos os tesouros,basta desvendá-los.


Guarda-roupas

Guardas de mim.
Esconde.
Quando preciso revela.
Tudo guarda.
Do que é preciso ao que é supérfulo e até aquilo que não recordo.
Abres e fechas.

Comparo-te a minha vida?
Saio do armário, mas escondo:
Família, amor, amigos, medos, incertezas, vazios.
Possibilidade de poder voltar e encontrar refúgio e ‘saciedade’?
Não!
Sigo ao fim.

Caminhar será a única certeza,
Certeza quase surreal.
Manifestação da realidade do inconsciente.
Volto o olhar atrás.
Ás portas?
Não mais estou.

No interior, somente o que deve guardar
Abertas, as portas indicam o caminho:
Liberdade!
Adeus!

Pouco a pouco fica para trás
Não mais guarda-roupas.
Agora, um armário sob medida.
Exata?
Não se sabes.
Em construção!


Abraços!

Rouge Cerise

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Blogueando no Tesco


Sempre fui um amante dos livros. Vivo lendo e tentando incentivar quem está próximo de mim a cultivar este saudável hábito.
Faço posts indicando e comentando livros que já li. Empresto livros, dou de presente e estou sempre nas livrarias para conferir os lançamentos.

Dando uma blogueada por aí, cheguei no Blog do Tesco (clique aqui).
O responsável pelo blog é um amante dos livros e realiza sorteios periodicamente para doar os livros que já leu.
Achei a ideia sensacional e recomendo aos Argonautas a visitarem o blog e participarem dos sorteios.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Hexagerado


Dando sequência às comemorações do sexto título brasileiro conquistado pelo Flamengo (Vai me processar, presidente do Sport?), continuei lendo o que há de disponível a respeito do notável feito pelo rubro-negro carioca.
O livro da vez é o Hexagerado. Escrito pelo blogueiro de esporte mais famoso e respeitado do Brasil (assim como o gigante Flamengo) Arthur Muhlenberg (clique aqui e conheça a página), o livro conta, através de uma coletânea de posts, toda a caminhada do Hexa.
Uma leitura imperdível para os rubro-negros relembrarem o título. Uma oportunidade de ouro dos outros torcedores (arcoirizada) saberem o que é ser Flamengo.
PS: O Arthur Muhlenberg está concorrendo ao Oscar do Twitter. Vote no cara e vamos mostrar ao mundo que a maior torcida do mundo faz a diferença. Clique aqui e veja mais detalhes sobre como participar da eleição.
Quem quiser seguir a figura no Twitter: @Urublog

sábado, 9 de janeiro de 2010

Projetos



O suspense aumenta:

Lucas, o filho mais velho, questionou a respeito do pai e se ele voltaria para jantar com eles.

Gabriela disse que não, pois o pai tinha viajado e voltaria na outra semana. Imediatamente, tentou ligar para o celular do marido e não conseguiu. Já eram mais de sete da noite e Fábio costumava chegar por volta das seis. Nunca se atrasava, pois vinha no ônibus da empresa.

Pensou em falar com Fred, amigo do trabalho, mas não queria neste momento preocupar ninguém. Decidiu acabar de preparar a janta, servir aos filhos e ficar aguardando um telefonema do marido. Não seria nada demais e Fábio ligaria em alguns instantes.

Clique aqui para ver o início desta história.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Os dez mais



Junte umas das três maiores paixões da minha vida: Livro, futebol e Flamengo. Pronto. Receita certa de sucesso. O livro do jornalista Roberto Sander, Os dez mais do Flamengo (Maquinaria Editora), consegue reunir com maestria a história dos dez maiores ídolos do clube rubro-negro.

Após uma votação com especialistas do futebol foram escolhidos os dez mais. Contando a história de cada um dele, Sander consegue apresentar com perfeição o perfil de cada um deles e o que mais de importante fizeram pelo Fla.

A lista completa ficou com: Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Dequinha, Rubens, Leandro, Zico, Júnior, Evaristo, Zizinho e Dida.

Uma dica e tanto para os amantes do futebol. Para os torcedores de outros times, basta procurar a coleção completa e conhecer os dez mais de seu clube de coração.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Êxtase

Tendo o quarto como testemunha, estavam os dois ali. Aquela comunhão por tanto tempo. Ainda sentia como se fosse a primeira vez. Aquelas curvas ainda o atraíam apesar dos 15 anos de convivência.

Silêncio. Ele a pega nos braços, começa a acariciá-la. O som começa a sair baixo e com o tempo aumenta de volume e de intensidade. A cada toque seu, um som. Isso o deixa em êxtase. Sabia como manuseá-la, como tocar e como tirar o melhor dela.
Parecia um primeiro encontro. Ele lembrava bem da primeira vez que a vira. Amor instantâneo. Fez de tudo e cerca de 6 meses depois conseguira levar para casa. Radiante. Nem sabia bem como tratá-la. Mas, depois de tanto tempo sabia bem o que fazer e quando fazer.

A comunhão era perfeita. Ela em seus braços, parecia um complemento.
Depois de quase duas horas de interação, ele estava extenuado. Porém, satisfeito. Suado e sem camisa, deitou-a na cama, sorriu e desligou o amplificador.

A Ibanez repousada parecia lhe retribuir o sorriso.

"Windows to the soul"

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Contatos de 4° Grau


No último final de semana fiz a minha segunda tentativa de assistir Avatar (3d). Como a primeira, o resultado foi a frustração de não conseguir comprar ingressos. Para a semana que vem, comprarei com alguns dias de antecipação.

Contudo, não deixei de assistir a um filme na telona. Fui assistir Contatos de quarto grau. Nem tinha ouvido falar ainda, mas como falava de extraterrestres e abduções, resolvi apostar.

Até que não me arrependi. Filme teoricamente baseado em fatos reais e uma mistura de documentário com ficção. A história da psicóloga Abigail Tyler, que abalada com a morte do marido, resolve seguir com suas investigações na pequena cidade de Nome (Alaska). Com um pouco mais de 3 mil habitantes, o lugar é atormentado desde os anos 1960, com o sumiço de moradores e descrição de episódios estranhos. Além de rotineiras visitas do FBI sem maiores explicações.

Certa de que abduções alienígenas estão por trás do mistério, dra. Tyler segue firme e se vê envolvido em uma trama sobrenatural e macabra.

Vale a pena conferir. Lembrando que o diretor do filme afirma que a história é baseada em fatos reais e chega a colocar no filme, imagens que disse ser gravações da dra. Tyler durante as sessões de análise de seus clientes.

E aí caros Argonautas? O que acham dessa história?

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Coluna da Rouge-"Eu me dispo da notícia"




A alma feminina em sua pluralidade de faces,entra no jogo e se rende.
Não é uma derrota,apenas uma estratégia.
Ao mergulhar naquilo que deseja,não se preocupa em entender.
Apenas vive.
Deliberadamente!

Eu vou te contar que você não me conhece...
E eu tenho que gritar isso porque você está surdo e não me ouve!
A sedução me escraviza à você ...
Ao fim de tudo você permanece comigo, mais presa ao que eu criei e não a mim .
E quanto mais falo sobre a verdade inteira um abismo maior nos separa ....
Você não tem um nome , eu tenho...
Você é um rosto na multidão , e eu sou o centro das atenções , Mas a mentira da aparência do que eu sou , e a mentira da aparência do que você é .
Por que eu , eu não sou o meu nome, e você não é ninguém ...
O jogo perigoso que eu pratico aqui , ele busca a chegar ao limite possível da aproximação.
Através da aceitação , da distância , e do reconhecimento dela.
Entre eu e você existe a notícia que nos separa ...
Eu quero que você me veja nu , eu me dispo da notícia.
E a minha nudez parada , te denuncia , e te espelha...
Eu me delato , tu me relatas...
Eu nos acuso , e confesso por nós.
Assim , me livro das palavras,
Com as quais você me veste .

Fauzi Arap

A alma Rouge está extremamente Maria Betânia.Vale a pena conferir a Diva tigresa declamando este poema.

Feliz 2010!

Rouge Cerise

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Blogueando no Saindo da Matrix


Caros Argonautas!

Voltamos com mais um capítulo da série blogueando, sempre trazendo o que há de bom nas "infovias" das informações.
Um blog que visito diariamente é o Saindo da Matrix. Escrito por um blogueiro de Recife, sempre atualizado com assuntos diversos, é um fonte inesgotável de conhecimento.

Na época de Natal, apresentou um post falando sobre Papai Noel. De onde veio essa figura que domina por completo o Natal de hoje em dia? Pergunte a uma criança o motivo da data de 25 de dezembro. Garanto que a maioria não apontará o nascimento de Jesus Cristo como a data máxima, e sim Papai Noel e seus presentes.

Então vale a pena conhecermos mais sobre esse assunto.

Clique aqui para ler o post completo de Saindo da Matrix.

domingo, 3 de janeiro de 2010

2012


Depois de mais de um mês da sua estreia, consegui, finalmente, assistir ao filme-catástrofe da vez. 2012 é uma verdadeira aula sobre como fazer um filme desse estilo. Vale a pena assistir no cinema. As enormes telas e o som espetacular torna muito mais interessante e acredito que igualmente a outros filmes (tais como Jurassic Park e Independence Day), perde-se muito ao se assistir em casa.

O roteiro é meio batido. Uma família desestruturada, um cachorro e muita destruição que acaba por unir os familiares. Mas, os efeitos especiais é um capítulo a parte. Cenas realísticas e que chegam a gerar um certo desconforto em quem assiste e começa a projetar como seria a reação se a catástrofe fosse real.

Fica a dica do Argônio. Vá ao cinema e veja o "blockbuster" antes de sair do cartaz. Vale a pena!

sábado, 2 de janeiro de 2010

Desenho Rei V


Para os Argonautas veteranos, a série Desenho Rei já é conhecida.
Para os calouros, explico: Desenho Rei é uma série na qual posto desenhos do artista Renato Rei.
Em um país tão carente de cultura, tento postar sobre qualquer assunto que traga um pouco de beleza a todos.
Espero que gostem.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Desejos



Ano novo! Vida nova!

Nesse momento de ressaca, no qual poucos Argonautas devem estar dando as caras por aqui (inclusive o autor que vos escreve), saudações e desejos de feliz ano novo e expectativas para o ano que chega devem dominar todas as conversas.
Para seguir a tradição, segue minha lista de desejos para 2010.

Desejo a todos saúde, sucesso e paz.
Desejo um Rio e um Brasil com mais paz, segurança e menos corrupção.
Desejo uma eleição limpa e consciente. Que todos nós possamos escolher os melhores representantes e que finalmente seja a hora da nossa virada.
Desejo um povo brasileiro mais participante e mais leitor. Livros baratos e de acesso fácil a todos.
Desejo não ver mais crianças nos sinais, fora da escola. Afinal, a educação é a base de todo país justo e melhor de se viver.
Desejo mais respeito e educação.
Desejo um país melhor de se viver!

É pedir demais?

Feliz 2010.